sábado, 18 de janeiro de 2014

Incentivar a comunicação no digital - o Twitter

"You are looking for empathy. You are looking for a sense of understanding that only comes with experiencing something for yourself. You are looking for honesty and authenticity. And you are looking for credibility." (1)

 As organizações sociais, e a escola é uma, embora muitas vezes o esqueçamos, de que nelas oferecer formas de comunicação, são possibilidades de criar comunidades que se sintam mais integradas na sua função, aqui, naturalmente aprender. O twiiter, sendo várias coisas, microbloging, rede social, ferramenta digital de agregação de conteúdos é um dos exemplos que mistura simplicidade com grande desempenho. É uma das ferramentas mais interessantes para a integração do digital e para criar vínculos de participação dos alunos na escola.
É possível utilizar o twitter de diferentes modos. É possível deixar uma frase, um pensamento para os alunos comentarem, é possível fazer uma leitura e suscitar comentários organizados em hastags. É possível com aplicativos integrados na mesma conta fazer uma apresentação visual, com imagens e vídeos de algusn dos aspectos que definem os nossos interesses. É possível construir uma rede de interesses e aprender socialmente com, basiacamente todo o mundo. A sua integração nos smartphones e a distribuição de redes wi-fi torna-o uma real oportunidade pra envolver alunos em questões curriculares.

Sem comentários:

Enviar um comentário