domingo, 12 de janeiro de 2014

Organizar recursos na web


Organizar recursos, propor o estudo de um tema a partir de uma pesquisa directa de informação pode ser uma forma de implementar a integração necessária da informação e do digital no currículo. Um dos grandes recursos nesta área é sem dúvida o Diigo. A sua gestão, planificação e indexação deveria ser desenvolvida nas escolas, pelos grupos disicplinares em articulação directa com a Biblioteca de modo a apoiar as aprendizagens e a exercitar as Literacias de um modo mais profundo.

Apresentação - Diigo (Digest of Internet Information, Groups and Other Stuff) é uma ferramenta online que se insere nas oportunidades e possibilidades da Web 2.0. Numa sociedade em profundas transformações, os ambientes digitais abertos são uma oportunidade de aprender e de construir uma identidade na construção do conhecimento, do ponto de vista pessoal e profissional. Numa nova perspectiva de encarar a aprendizagem em plataformas colaborativas e com a difusão de lotes quase infinitos de informação, as Bibliotecas têm um papel importante para se afirmarem nos contextos educativos e acompanhar as aprendizagens e os seus resultados. É uma forma diferente de intervir e de exprimir as formas que a cidadania nos novos conceitos digitais vai moldando. A BE tem aqui uma ferramenta para indexar informação de modo a apoiar os utilizadores no campo essencial das Literacias. O Diigo é uma nova forma de indexar pesquisas, saltando do catálogo da BE para a rede da Web. O que nos oferece?
 1. Pesquisar, classificar, indexar e partilhar a informação numa rede alargada de grupos de interesse;
 2. Atribuição de notas de leitura que são agregadas;
 3. Reenvio de bookmarks / comentários para Blogs / Web Sites / Plataformas móveis;
 4. Oferece possibilidades de classificação de informação a grupos de trabalho;
 5. Dinamiza as capacidades da BE em oferecer recursos;
 6. Oferece a oportunidade de gerir a informação no agruapamento por temas curriculares;
 7. Possibilta a criação de contas com fins educativos (http://www.diigo.com/education);     

Sem comentários:

Enviar um comentário